Pular para o conteúdo

O que fazer em Porto de Galinhas – Turismo Onde visitar

Porto de Galinhas localiza-se a 65 quilômetros de Recife, no litoral sul de Pernambuco. A Praia ficou tão famosa que fez desaparecer o nome da cidade ao qual pertence Ipojuca.

Mas o que fazer em Porto de Galinhas? Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola e hoje há várias lugares para turismo e o que fazer em Porto de Galinhas não falta.

A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas. E a outra versão que o nome teria sido de uma etnia africana chamada de Peuhl e que mal interpretada ao se pronunciar  acabou virando Poulet que em Françes é galinha.

Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras iguais de Jericoacoara e mornas formadas entre corais, mangues, areia branca e coqueirais.

Na região de Porto de Galinhas existem as praias de: Camboa, praia de Muro Alto, praia do Cupe, praia da Vila de Porto de Galinhas, praia de Maracaípe, Pontal de Maracaípe Enseadinha e Toquinho. Portanto, se você quer praia, o que fazer em Porto de Galinhas não vai ser um problema.

O que fazer em Porto de Galinhas

O que fazer em Porto de Galinhas
O que fazer em Porto de Galinhas - Turismo Onde visitar 9

Listamos 8 lugares sobre o que fazer em Porto de Galinhas:

Praia de Camboa

Quem chega à praia de Camboa logo escuta o som do mar, de tão silenciosa que é a praia. Um manguezal e paisagem de coqueiros complementam a praia, que é pouco procurada pelos turistas e moradores. Seu nome deriva do tupi e significa águas tranquilas.

Praia de Camboa

É exatamente isso que o visitante encontra ao longo dos seus 1500 metros de praia. Além da areia clara e coqueiros em toda sua o extensão, os arrecifes formam uma grande piscina natural que proporciona um banho em águas calmas e pouco profundas, numa praia semi-deserta.

Dela se avista o Porto de Suape e para foz do Rio Ipojuca. O acesso deve ser feito de bugre ou a pé a partir da Praia de Muro Alto. Alguns guias turísticos também a denominam Praia da Gamboa (com a Letra “G”).

No entanto os mais antigos moradores de Porto de Galinhas a chamam de Praia da Camboa (com a Letra “C”) e o que fazer em Porto de Galinhas, pode começar por essa praia.

Porto Galinhas

O conjunto formado por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais fazde Muro Alto uma das mais belas praias da região.

Praia do Cupe

Praia do Cupe

Se você procura o que fazer em Porto de Galinhas para relaxar, conhecida como Merepe, a Praia do Cupe é ideal para quem deseja relaxar e curtir com a família.

O mar de águas agitadas é ótimo para a prática de esportes radicais, que em certa época do ano torna-se ponto de encontro para surfistas do Brasil e do Exterior. Não esquecendo a praia é própria para apenas na maré baixa, quando se formão belíssimas piscinas naturais.

Praia da Vila de Porto Galinhas

Praia da Vila de Porto Galinhas
O que fazer em Porto de Galinhas - Turismo Onde visitar 10

A Praia voi eleita em muitas ocasiões a mais bonita do país. E não é a toa.Porto de Galinhas tem inúmeras atrações como: Visitar as piscinas naturais,passear de buggie ou de jangada,além é claro de tomar de mar.Toda a extenção da praia é de areia branca e batida, coqueiros águas esverdeadas e mornas.Suas piscinas naturais são conhecidas como as mais fáceis de chegar em todo o nordeste.Vale apena lembar que o trajeto é melhor realizado  com maré baixa.

Praia de Maracaípe

Praia de maracaipe
O que fazer em Porto de Galinhas - Turismo Onde visitar 11

Agraciada pelas suas areias brancas e repleta de coqueiros são visitadas por quem busca sossego, enquanto os surfistas são atraídos por suas ondas incríveis.

Se você gosta de ondas incríveis, o que fazer em Porto de Galinhas é o lugar ideal para você.

Pontal de Maracaípe

Pontal de Maracaipe
O que fazer em Porto de Galinhas - Turismo Onde visitar 12

Indicada para quem tem crianças ou pretende ir com elas. Pontal tem águas tranquilas prefeita para banho ou um belo passeio de caiaque ou jangada. Nos arredores há trilas para uma boa caminhada. Na praia existe a sede do Progeto Hippocampos,que tem objetivo a preservação do cavalo-marinho.

 Prainha de Enseadinha

Prainha de Enseadinha
O que fazer em Porto de Galinhas - Turismo Onde visitar 13

Localiza-se na barra do Rio Macaraípe,está região possui em sua formação arrecifes de coral.Na praia da Enseadinha você irá encontrar águas mornas e e ondas fracas ideis para banhistas,uma rica vegetação de manguezais.

 Praia de Toquinho

Praia de Toquinho
O que fazer em Porto de Galinhas - Turismo Onde visitar 14

A Praia de Toquinho é uma das opções de visita em Porto de Galinhas .O local possui muitos recifes como a Praia de Muro Alto, e o encontro das águas do Rio Sirinhaém com o mar é outro espetaculo a parte.A praia é uma extenção em linha reta, ondas fortes,areia fina,um belíssimo coqueiral e mais um passeio até áIlha de Santo Aleixo um dos lugares mais procurados pelos mergulhadores da região.

O que achou sobre o que fazer em Porto de Galinhas? Bastante coisas e lugares lindos né? Deixe nos comentários mais algum lugar que você conhece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.