O seguro de vida é pago na esperança de que você nunca precise dele. Então, o seguro de vida vale a pena? Os dados mostram que este é o caso, pois este tipo de seguro ajuda milhares de famílias no Brasil todos os anos a custos muito variados.
O seguro de vida funciona de forma muito simples. O segurado paga por isso, se algo lhe acontecer e falecer, a empresa indeniza os seus beneficiários com uma quantia previamente acordada. Eles também podem ser contratados de forma que o próprio segurado receba o dinheiro no caso de ter que solicitar a invalidez.
Conteúdo
Um contrato que te dá segurança
Essas apólices são sempre retiradas como medida preventiva. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as chances de morrermos jovens são pequenas. Por exemplo, a chance de morrer aos 20 anos é inferior a 0,21 em 1.000.
E a chance de morrer aos 45 anos é de apenas 1 em 1.000. Embora seja improvável que essas políticas precisem intervir, nos dão muita paz de espírito; Só por isso vale a pena fazer um seguro de vida.
Em 2018 havia cerca de 20 milhões de pessoas na Espanha com seguro de vida a termo, o que significa que receberiam uma indemnização em caso de morte.
Esses tipos de apólices são mais bem usados quando há uma hipoteca, para que a família possa reembolsar o empréstimo se ocorrer uma calamidade. De fato, a cada ano, cerca de 8.400 famílias sofrem uma morte ou doença que dificulta o pagamento de suas hipotecas; destes, cerca de 4.800 contam com a proteção de uma apólice para quitação dessas dívidas.
Pagar um seguro por anos?
No entanto, há quem pense que pagar por anos por um serviço que talvez nunca precise não vale a pena.
Você pode sentir que após um longo período de pagamento, mais compensação pode ter sido dada do que recebida.
Hoje em dia muitos bancos digitais oferecem serviço de seguro de vida, como por exemplo o Nubank, mas será que o seguro de vida Nubank vale a pena? Será que vale a pena pagar por um serviço através de um banco digital?
A resposta é: SIM! Com certeza vale a pena, pelos baixos preços e poucas burocracias (de acordo com a necessidade do contratante).
Segundo dados de 2019, apenas 3,9% dos segurados morreram depois de trabalhar mais do que pagaram 30 anos.
Em contraste, 3 em cada 10 pessoas com seguro de vida morreram menos de 5 anos após a contratação. Em outras palavras, essas medidas dificilmente serão necessárias (felizmente, poucas pessoas morrem prematuramente); mas quando isso acontece, vale a pena fazer um seguro de vida para ajudar as famílias.
Como você sabe quanto de dinheiro você precisa para ter um segura?
Vale a pena fazer um seguro de vida, mesmo que seja pago por vários anos. No entanto, o que é realmente importante é que o dinheiro recebido dos beneficiários seja suficiente para cobrir as dívidas e despesas do falecido. Por isso, é importante saber qual o capital que você está contratando.
Em geral, o seguro de vida vale a pena se cobrir pelo menos 5 anos de salário integral. Este é o valor estimado que uma família precisará para se recuperar financeiramente da morte ou doença de um membro (lembre-se que essas apólices também podem cobrir doenças graves ou deficiências).
Exemplo: Se uma pessoa paga 25.000,00 reais por ano, ele deve garantir pelo menos 125.000,00 reais no final. A esse valor, precisamos adicionar a dívida ou crédito pendente para obter um número mais realista.
Por que o seguro de vida vale a pena?
Em resumo: os números refletem que o seguro de vida vale a pena. Ninguém quer pensar na morte, não poder estar presente quando nossos filhos crescerem, ou não poder cumprir todos os nossos planos.
No entanto, é uma possibilidade real, embora muito pequena. O preço do seguro de vida é muito baixo, valendo a pena ter mesmo por vários anos em troca da tranquilidade de que suas economias e as de sua família certamente irão bem.