Pular para o conteúdo

6 Dicas básicas de manutenção do veículo

Saiba quais as 6 dicas básicas de manutenção do veículo, a fim de realizar os cuidados necessários para evitar prejuízos referentes ao desgaste irregular de peças, altos custos com reparos, e até mesmo acidentes. 

A manutenção preventiva de veículos tem como objetivo garantir que sejam realizados os cuidados necessários para que o seu carro funcione de forma adequada, a fim de evitar danos e necessidades de reparos futuros. Itens essenciais como a troca de fluidos, verificação dos pneus, entre outros, são fundamentais para o bom desempenho e prolongar a vida útil das peças. 

Portanto, não basta apenas contratar proteção veicular ou seguro auto ao comprar seu carro, mas também realizar a manutenção do veículo preventiva de acordo com as recomendações do fabricante, as quais são especificadas no manual do proprietário. 

6 Dicas básicas de manutenção do veículo

6 Dicas básicas de manutenção do veículo

Quem já gastou muito dinheiro consertando seu carro por problemas que poderiam ter sido adiados e evitados ao realizar a manutenção do veículo, com certeza, se arrepende de não ter cuidado antes. Por ser feita regularmente, a manutenção preventiva é a chave para corrigir pequenos problemas antes que eles se tornem maiores e mais caros.

Então, como você pode reduzir as chances de acabar com uma conta de reparo exorbitante? Aqui estão 6 Dicas básicas de manutenção do veículo:

1. Leia o Manual do veículo

Não basta escutar apenas o que o mecânico diz, uma maneira fácil de economizar dinheiro em reparos de automóveis e prolongar a vida útil do seu veículo é seguir o que o fabricante diz no manual do proprietário. Afinal, quem conhece melhor o seu carro do que as pessoas que o construíram?!

No manual do veículo é encontrada todas as informações essenciais a respeito de quando deve ser realizada a manutenção do veículo preventiva, itens a serem avaliados, troca de filtros e fluidos, cuidados com os pneus, bateria, etc. 

2. Faça uma inspeção visual do seu carro

Mesmo que você saiba pouco sobre carros, qualquer coisa fora do comum deve chamar sua atenção. É preciso realizar uma inspeção visual frequentemente, a fim de verificar os itens que devem ser avaliados na manutenção do veículo. Confira:

Pneus

technician with blue workwear holding wrench tire while showing thumb up

Pneus com pressão insuficiente queimam combustível extra e causam desgaste mais rápido. Pneus inflados demais podem danificar a suspensão do seu carro e reduzir a tração.

É por isso que manter a pressão adequada dos pneus verificando-os mensalmente ajuda a evitar o desgaste prematuro e reduz a chance de um acidente.

Para maximizar a vida útil dos pneus do seu carro, faça o rodízio regularmente a cada 10.000 km, além de alinhar as rodas sempre que fizer o rodízio. Isso fará com que seus pneus durem mais.

Luzes

Uma estrada escura e escorregadia no meio do nada é o último lugar para descobrir um farol queimado!

Sobre os indicadores de direção a luzes de ré, peça a um amigo para ajudá-lo por cinco minutos todos os meses para verificar os faróis do seu carro. Substitua as lâmpadas que não funcionam.

Você tem um farol rachado ou quebrado? Substituir as luzes por conta própria é mais fácil do que você pensa: com algumas ferramentas básicas, e um pouco de paciência, é possível terminar a troca em pouco tempo.

Faróis amarelados e sujos afetam sua direção? Os kits de restauração disponíveis em muitas lojas de autopeças podem ser a solução.

Nível de óleo e água

Uma coisa que também pode ser verificada por você em casa é a verificação dos níveis de água e óleo. Para isso, o veículo deve estar completamente frio, depois basta usar a vareta para verificar se estão entre o nível mínimo e máximo. 

Esses é um dos itens a serem avaliados na manutenção do veículo com maior importância. Além disso, o óleo e seu filtro devem ser trocados a cada 5.000 km ou de acordo com as recomendações do fabricante no manual do proprietário. 

Limpador pára-brisa

Em uma chuva forte, como você pode dirigir tranquilamente se não consegue ter uma boa visualização? Como regra geral, é preciso trocar as palhetas do limpador a cada seis meses: no verão e no inverno.

Limpar o pára-brisa regularmente também pode ajudar a prolongar a vida útil dos limpadores. Da mesma forma, substituir os desgastados pode evitar arranhões e garantir que funcionem adequadamente quando necessário. 

Esses itens a serem verificados são algumas das principais dicas básicas de manutenção do veículo. 

3. Ouça o que seu carro está dizendo

Assim como uma tosse é um sinal de que você pode estar ficando doente, novos ruídos vindos do seu carro podem sinalizar que algo está errado. As dicas básicas de manutenção do veículo referente ao barulho são:

closeup auto repairman checking car oil workshop

Roncos altos

Quando seu silenciador está prestes a desistir do fantasma, você sabe disso : aqueles famosos roncos em seu carro tendem a ficar mais altos à medida que você dirige.

Qualquer coisa suspeita vale uma visita ao mecânico, especialmente porque os gases potencialmente tóxicos podem vazar para o carro.

Para mantê-lo seguro, peça ao seu mecânico que verifique os principais componentes do sistema de escape do seu carro uma vez ao ano ou a cada 20.000 km. Isso inclui sensores de oxigênio, coletores de escape, suspensões e braçadeiras, silenciadores e tubos de escape, entre outros.

Amortecedores

Parafusos soltos em seus amortecedores também podem fazer um barulho de chocalho. Então, quando você deve substituir seus amortecedores?

A regra geral é aproximadamente a cada 40.000 km – ou se o seu carro estiver desequilibrado, saltando quando você empurra o para-choque, ou enquanto dirige.

Freios

Quando se trata de manutenção do veículo, os freios devem estar no topo da sua lista. Sinais claros de que os freios do seu carro precisam ser substituídos incluem:

  • Um som de chiado ou assobio quando você pressiona o pedal do freio.
  • Se o seu veículo puxar para um lado ao desacelerar ou se o pedal do freio estiver macio quando não for pressionado.
  • Vazamento de fluido de freio – uma enorme bandeira vermelha!

Para manter seu carro rodando com segurança, reconheça os sinais de alerta de que seus freios estão falhando e siga as recomendações do fabricante do veículo sobre quando substituí-los.

4. Dê uma olhada regular sob o capô

Tudo o que mantém seu carro em movimento acontece principalmente sob o capô, então fique de olho nessas dicas básicas de manutenção do veículo:

Fluidos

Da transmissão à direção hidráulica e aos freios (e muito mais), seu carro depende de fluidos para funcionar sem problemas. A maioria dos fluidos tem reservatórios, varetas de óleo – por isso é fácil ver se estão no nível ideal.

Como o óleo é usado para lubrificar, resfriar e limpar o motor, ele ajudará a prolongar a vida útil do motor do seu carro. Portanto, verifique e complete o fluido se estiver baixo. Caso contrário, você corre o risco de danificar os componentes do motor.

O mesmo vale para o líquido de arrefecimento do motor – sem radiador, seu carro não serve para nada. Limpe o sistema de arrefecimento aproximadamente a cada 60.000 km e teste a pressão por um mecânico para evitar vazamentos no radiador.

Procure sinais de gotejamento de fluido na área do compartimento do motor: fluido rosa brilhante sob o carro sugere problemas de transmissão – que você nunca deve ignorar.

Correia dentada

A maioria dos carros hoje usa um único cinto largo para alimentar os acessórios. Com o motor desligado, verifique se há rachaduras ou desgaste nas bordas da correia. O manual do proprietário indica quando a correia deve ser trocada.

Mangueiras

Para manter seu carro funcionando da melhor maneira, verifique as mangueiras sob o capô a cada mês ou dois.

Primeiro certifique-se de que o motor não está quente! Em seguida, dê uma leve pressão nos tubos. Se eles estiverem rígidos demais, pegajosos e frouxos, ou tiverem uma protuberância, talvez seja hora de substituí-las.

Bateria

Embora a maioria das baterias novas sejam “livres de manutenção do veículo”, elas ainda precisam ser verificadas.

Uma solução fácil para contatos de bateria corroídos que impedem que seu carro ligue é usar uma escova de arame. Esfregue os terminais da bateria e os postes de ligação internos até que o metal esteja limpo. Faça isso conforme necessário, especialmente quando houver excesso de depósitos minerais.

Se a bateria tiver tampas de ventilação, remova-as para verificar se há fluidos eletrólitos. Use água destilada para completar os níveis recomendados pelo fabricante, se necessário. Isso ajudará a prolongar a vida útil da bateria do seu carro .

mechanic pouring oil into car engine

5. Lembre-se de substituir os filtros

É importante manter o motor limpo, tanto por dentro como por fora. Poeira e sujeira podem entupir os tubos, válvulas e sensores em um motor e impedir que ele funcione corretamente.

Entre as coisas que o cronograma de manutenção do veículo deve incluir está a substituição dos filtros conforme manual do proprietário, entre eles:

  • Filtro de óleo
  • Filtro de ar do motor
  • Filtros de combustível
  • Filtro de líquido de transmissão. 

6. Faça a manutenção do veículo com um profissional

Embora muitas dessas tarefas sejam fáceis de fazer sozinho, a parte de manter seu carro em boas condições requer visitas regulares a uma oficina. 

Algumas das tarefas que um mecânico profissional pode fazer incluem:

  • Trocar as velas aproximadamente a cada 48.000 ou 64.000 quilômetros para garantir um bom consumo de combustível.
  • Lavagem do sistema de direção hidráulica, recomendada pelo menos a cada 50.000 km.
  • Verificar o alinhamento das rodas do seu carro, geralmente a cada 10.000 km.
  • Entre outros.

Essas são as principais dicas básicas de manutenção do veículo, aproveite-as para deixar o seu carro com os cuidados em dia.